Dicas de Nós Para Pesca

Dicas de Nós Para Pesca
Nós Básicos - O nó único básico é também conhecido pelo nome de laço do enforcado. Na maioria de nós únicos, conseguimos uma resistência de até 90 % a ruptura da linha no nó.
Nó ÚnicoNó de SangueNó TrileneNó Albright
Sangue CompensadoNó PalomarNó para ArtificiaisAnzol com Pata
Nó Homer Rhode
Nó Oito
Surgeon
Nó Ring

Nó Único
Este talvez seja um dos nós mais usados em função da facilidade com que é feito e pelo seu bom resultado final. É recomendado para atar extremidades e pode amarrar a linha a um anzol, snap ou girador. Outro aspecto interessante é que pode ser usado para linhas de grandes espessuras. Apare a ponta bem rente no final.
   
1 - Passe a linha pelo olho do anzol e faça uma laçada;
2 - Dê 4 ou 5 voltas sobre os segmentos que passaram pelo olho;
3 - Puxe a sobra e aperte até formar o corpo do nó;
4 - Dê o aperto final, puxando pela linha principal e apare as pontas.

É um tipo de nó muito interessante para ser usado em emendas de linha. Fácil de ser executado, ele apresenta a particularidade de conservar bem a resistência natural da linha. Seu inconveniente é o fato de que só deve ser usado para unir linhas de diâmetros muito próximos. Com certeza é a melhor opção para emendar a linha após "aquela cabeleira com final trágico"... Ao final apare as pontas.
   
1 -  Firme as pontas que serão unidas;
2 - Entrelace a extremidade direita e volte pelo centro; faça o mesmo com a outra ponta;
3 - Firme as sobras e puxe as duas partes das linhas em sentido contrário.


Próprio para atar extremidades, ele é uma das melhores opções para se prender o anzol, o snap ou o girador à sua linha. Isso porque tem a propriedade de conservar quase que 100% da resistência original da linha. Além disso, para se atar um trilene não existem complicações. É só aparar rente as pontas.
  
1 - Passe a linha duas vezes pelo olho do anzol;
2 - Dê 4 ou 5 voltas na linha e passe sua ponta pelo arco formado;
3 - Aperte bem e apare as pontas.


Este talvez seja o nó mais difícil de se fazer. Contudo, é um dos mais usados pelos pescadores para atar os seus leaderes. Algumas características do albright justificam essa preferência. Ele pode ser usado para atar linhas de diâmetros muito diferentes e para atar a linha a um empate de aço encapado.
E para completar, é um dos nós que mais preservam a resistência original da linha (dentre os usados para emendas). Para atar um bom albright, as melhores dicas são paciência e muita atenção para a ordem de puxar cada laçada.
  
  


Esta é apenas uma variação do nó de sangue simples. O interessante deste nó é que a compensação do número de voltas, no lado da linha fina, tende a equilibrá-lo e evitar que a desigualdade das laçadas cause o "amassamento" e, consequentemente, o enfraquecimento da linha fina.
Com isso, ele pode também ser usado para unir linhas de diâmetros diferentes, o que não era recomendado para o "blood knot" simples. Portanto, se você gostou e se deu bem com o nó de sangue, o nó compensado é uma ótima opção.


Um nó de confecção simples para atar extremidades. Talvez seja o preferido da maioria dos pescadores para essa situação, porque realmente apresenta algumas vantagens. Uma delas é a particularidade de entrar em contato com a extremidade unida (anzol, snap, girador) com duas voltas da linha, isto é, a linha passa dobrada pelo aro onde é amarrada.
 Além de apresentar resistência extra, devido à laçada de união que é dobrada, o palomar ainda tem as ótimas características de não enfraquecer a linha e de nunca se desfazer, se bem apertado, o que pode ocorrer com outros nós.
Um cuidado que deve se tomar é de não usar este nó para linhas muito grossas (acima de 0,60 mm), pois as laçadas não se ajustam adequadamente e o resultado final não é bom neste caso.

Este nó é usado para atar linha a um terminal, principalmente com linhas multifilamento.
  
1 - Faça uma alça de 25 centímetros e passe a linha dupla por dentro do olho de qualquer objeto que se deseje prender;
2 - Logo após faça uma meia volta com a linha dupla. Se possível evite que as linhas se enrolem nesta etapa;
3 - Passe o objeto desejado por dentro da laçada da linha dupla, um pouco além da meia volta;
4 - Puxe a ponta da linha e a linha principal até que o nó fique bem apertado. Corte a ponta da linha uns dois milímetros depois do olho do objeto.


   
1 - Antes de inserir a ponta da linha pelo olho da isca artificial, faça um laço através de uma meia-volta alguns centímetros acima da ponta da linha;
2 - Passe a ponta da linha pelo olho da isca artificial e pelo laço;
3 - Segurando as espirais no lugar com uma mão, puxe com a outra a ponta da linha apenas até o nó encostar;
4 - Ajuste as espirais formadas junto à pata do anzol, lubrifique e aperte o nó puxando as duas partes da linha em sentidos opostos. Corte a ponta da linha rente ao nó.


   
1 - Sobreponha cerca de 25 centímetros da linha sobre a haste do anzol e forme um círculo;
2 - Segurando as duas partes da linha junto à pata do anzol com uma mão, com a outra pegue a parte do círculo mais próxima da curva do anzol e enrole bem justo as duas linhas linhas e a haste do anzol, no sentido da curva da pata;
3 - Segurando as espirais no lugar com uma mão, puxe com a outra a ponta da linha apenas até o nó encostar;
4 - Ajuste as espirais formadas junto à pata do anzol, lubrifique e aperte o nó puxando as duas partes da linha em sentidos opostos. Corte a ponta da linha rente ao nó.


Este é um nó fácil de ser feito e que pode ser utilizado com anzóis, plugs, colheres e outras iscas artificiais. Sua principal característica é permitir um melhor trabalho da isca, pois através de um alça (loop) formada entre o nó e o olho do anzol os movimentos da isca tornam-se mais livres, atraindo a curiosidade dos peixes.
O Homer Rhode Loop é um nó bastante resistente e quando feito corretamente, torna-se ideal para agüentar a briga com peixes grandes. Pode ser feito com linha pesada, como a de 100 lb ou até mais.
   
1 - Faça um laço através de uma meia-volta, cerca de 10 cm acima da ponta da linha. Em seguida, introduza a linha pelo olho do anzol (ou isca artificial);
2 - Depois, passe a ponta da linha por dentro do laço e então aperte um pouco este primeiro nó, encostando-o ao anzol. Não é necessário apertar forte;
3 - Um segundo nó será feito, passando a ponta da linha em torno da principal. Este nó deve ser apertado com bastante força (um alicate pode ajudar a dar maior firmeza);
4 - Finalmente, puxe a linha principal para efetuar a união dos dois nós, que será feita a alguns centímetros do olho do anzol. Passar um pouco de saliva na linha, antes de correr os nós.


Quanto maior a força execercida nas pontas (chicotes) maior a firmeza do nó. Relativamente fácil de desatar mesmo após grandes pressões.


   
1- Sobreponha as linhas em 8 a 10 cm;
2 - Tratando os dois como uma única linha, faça um nó puxando o líder inteiro através do laço;
3 - Deixando o laço do nó aberto, puxe as extremidades da linha e do líder completamente outra vez;
4 - Prenda ambas as linhas e ambas as extremidades para apertar o nó. Apare bem rente para evitar que prenda nos passadores da vara.


Embora seja um pouco cansativo de amarrar, este nó oferece ótima resistência. É similar a um nó de sangue normal, porém, com mais envoltórios pode impedir que a linha deslize.
  
 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

peixe de aguá doce e sobre eles